Notícias

Conhece as doenças da alma? Saiba quais são e como prevenir

Por Jacqueline Moura, 07/08/2018 às 14:24
atualizado em: 07/08/2018 às 14:40

Texto:

Foto: Divulgação
Divulgação

Você já ouviu falar nas doenças da alma? Rotina acelerada e estressante, problemas no trabalho, falta de contato com os amigos, falta de tempo para o lazer, esses são fatores que podem originar as doenças da alma. Elas são principalmente as que afetam nosso psicológico, como a depressão, ansiedade, angústia e fobias.

A psicóloga Lívia Pires Guimarães explica que é importante entender o que é a alma. “A alma é aquilo que anima o corpo. É o conjunto de condições de pensamento, sentimento e sensibilidade que animam e dão vida ao corpo. As doenças da alma afetam essas áreas. Em geral são enfermidades psíquicas. Atualmente, as mais comuns são a depressão, ansiedade, estresse e dependências químicas”, detalha.

“Nosso estilo de vida contribui muito para o aparecimento das doenças da alma. Muitas vezes nosso estilo de vida é incoerente com quem nós somos. Então, frequentemente eu trabalho em uma área que não gosto, eu levo um estilo de vida que não acredito, para ganhar dinheiro sou obrigada a fazer algo que não concordo ou que não está de acordo com minhas ideias, esse estilo de vida se torna perverso e vai nos agredindo”, explica Lívia.

A psicóloga ainda alerta que as doenças da alma também podem causas doenças físicas, já que tudo está interligado em nosso organismo. “O psíquico usa o corpo para gritar e dizer: para porque você não está respeitando o sutil, então respeite o concreto”, alerta.

A prevenção das doenças da alma está relacionada com a empatia - se colocar no lugar do outro. Sendo assim, adote um estilo de vida saudável com prática de atividades físicas prazerosas, separando tempo para o lazer e outro para a socialização com as pessoas.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A previsão é que, no início da próxima semana, o plasma do doador esteja disponível para uso nos pacientes internados.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Presidente Jair Bolsonaro tem acusado gestores de fazer "terrorismo" ao buscar novos espaços para enterros

    Acessar Link