Notícias

Depois de morte em São Paulo, aeroporto começa nesta quinta vacinação contra Sarampo

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 29/08/2019 às 10:46

Texto:

Foto: Agência Brasil
Agência Brasil

Por causa dos casos de sarampo no Brasil, principalmente em São Paulo, a partir desta quinta-feira, o aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, terá posto de vacinação contra a doença. A sala, montada pela Secretaria de Estado de Saúde, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Nesta quarta-feira, o estado de São Paulo confirmou a primeira morte por sarampo desde 1997. O homem de 42 anos morava em Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, chegou a ficar internado e morreu em 17 de agosto. O estado vive um surto da doença e tem 2.457 casos da doença. Em Minas, são quatro casos confirmados e outros três em investigação avançada. Em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal da Saúde, já confirmou dois casos de sarampo.

Na capital mineira, a prefeitura disponibiliza a vacina contra a doença em todos os postos de saúde da cidade. Até o momento, a cobertura vacinal de crianças de até um ano de idade está em 95%. De acordo com Jandira Lemos, Assessora Municipal da Vigilância em Saúde da capital, não há motivo para pânico da população e correria aos centros de saúde. “Não é correria aos postos, não tem necessidade de pânico, de forma alguma. Até o momento são dois casos da doença confirmados na cidade, mas a vacina é a forma mais segura de proteção contra o sarampo”, afirma.

“A vacina é indicada para população de 1 a 29 anos, que deve ter duas doses registradas no cartão. Dos 30 a 49 anos uma dose, acima de 50 anos não é necessário vacinar. Neste momento, o Ministério da Saúde promove a imunização com a dose zero, a dose extra, contra o sarampo para crianças de seis meses até 11 meses e 29 dias de vida. Esta ação tem como objetivo evitar a doença em meio ao surto da doença. Se a pessoa não se lembra se está vacinada contra o sarampo, deve procurar um centro de saúde com o cartão de vacinas para ser imunizado”, detalha Jandira Lemos, Assessora Municipal da Vigilância em Saúde de Belo Horizonte.

Sintomas

Os sintomas iniciais do sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação nos olhos, coriza, congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link