DIGI+ Campeão Mineiro - Internas

Notícias

Complicações por dengue podem levar ao diagnóstico de hepatite e meningite

Por Redação , 16/05/2019 às 09:42
atualizado em: 16/05/2019 às 10:27

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Agência EBC
Agência EBC

As complicações decorrentes da dengue acendem um alerta. Com sintomas parecidos com os de outras infecções, nem sempre o diagnóstico da doença é fácil ou preciso. Em alguns casos, o paciente pode ser acometido por uma hepatite, por exemplo, já que o vírus da dengue pode causar uma inflamação no fígado. 

Foi o que aconteceu com Naiara Rabelo Campos, de 36 anos. Ela está internada em um hospital da rede privada de Belo Horizonte após ser diagnosticada com dengue, seguida por hepatite.

Ouça a reportagem completa com Priscila Mendes

“Começou há oito dias com dores atrás dos olhos, nas juntas, febre, dor na panturrilha e na lombar e foi diagnosticada com dengue; sete dias após ela começou com uma dor muito intensa no abdômen e para nossa surpresa o resultado saiu e foi diagnosticado hepatite, devido a dengue”, diz uma amiga que acompanha Naiara no hospital.

De acordo com a professora do curso de Medicina do UNIBH e infectologista Carolina Lins, as principais doenças que podem surgir por causa da dengue e até de maneira simultânea são hepatite, meningite e Guillain Barré. “Essas manifestações pouco típicas não são usuais, mas podem acontecer”, explica.

A infectologista ainda alerta para os casos de hepatite medicamentosa, causada pelo uso excessivo de paracetamol. “A dose segura é abaixo de 4 gramas, então é importante que o paciente siga as orientações médicas e não ultrapasse a quantidade porque aí sim pode desenvolver uma hepatite por causa do paracetamol”.

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, Minas Gerais tem 250 mil notificações de dengue e 38 mortes. 

Leia também

Minas Gerais registra 38 mortes por dengue; número de casos prováveis passa de 247 mil

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️Empate entre Japão e Equador classifica Paraguai, que enfrentará o Brasil nas quartas da Copa América:… https://t.co/xQYms7VEh8

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Equipes ficaram no 1 a 1, no Mineirão

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Na visão do zagueiro, time terá duelos complicados logo no retorno às competições

    Acessar Link