Álvaro Damião

Coluna do Álvaro Damião

Veja todas as colunas

Ninguém discute a paixão da massa 

26/03/2019 às 11:54
Ninguém discute a paixão da massa 

Na última segunda-feira (25), o Galo completou 111 anos de história! São 111 anos de tradição e com o hino do Atlético cantando por toda parte de Belo Horizonte. Em cada canto da cidade, podemos ouvir alguém gritando: “Vencer, vencer, vencer”. Inclusive, a própria história do clube, se mistura com a da capital dos mineiros. 

Há dois anos, li uma matéria do meu amigo e jornalista Alexandre Simões, que mostrava que ainda em 1908, data de fundação do Atlético, os 22 estudantes que fundaram o clube se concentravam em alguns pontos da cidade. Talvez muitos atleticanos não saibam e, porisso, achei válido voltar a falar deste assunto. 

Um dos pontos era um prédio entre a avenida João Pinheiro e a rua da Bahia. As primeiras reuniões aconteciam em uma pensão. Hoje, o prédio é ocupado por uma das unidades da faculdade Promove. Outro ponto de encontro dos fundadores era na rua Goiás, nº 255.

Atualmente o local é um prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Na época, era a residência do primeiro presidente do Atlético, Margival Mendes Leal, o “Vate”. 

Um dos maiores cartões postais da cidade, a avenida Afonso Pena foi palco da partida inaugural do Galo, disputada em 1909, diante do Sport Club. O Galo venceu o duelo por 3 a 0. Outro ponto interessante é que o primeiro gol do Atlético foi marcado por Aníbal Machado, irmão de Cristiano Machado, que depois foi eleito prefeito de Belo Horizonte e logo depois foi derrotado na campanha para presidente do Brasil. Sem contar que Cristiano Machado hoje dá o nome de uma das avenidas mais conhecidas da capital. 

Não há como se falar em Atlético e não falar no bairro de Lourdes. Foi lá que, em 1929, foi inaugurado o Estádio Antônio Carlos, que hoje abriga um dos maiores patrimônios do clube, o shopping Diamond Mall. 

Com tudo isso, fica bem clara que a relação do Galo com BH está na história, nos estádios, na massa. 

Aproveito a oportunidade para parabenizar o Atlético! Que venham mais 111 anos de muita tradição e história no futebol. Que o Galo continue levando muitas alegrias para essa torcida que nunca o abandona, mesmo quando tudo parece impossível. 

Há quem discuta títulos, mas ninguém discute a paixão da massa! 

Tamo junto e até a próxima! 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link